16 de mar. de 2008

Lendo 1808, de Laurentino Gomes.

Orelha do livro:

D.João VI foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de 4 séculos,e foi quem transformou uma colônia em país independente.
No entanto,seu reinado no Brasil padece de uma relativo esquecimento e quando lembrado,é tratado de forma caricata ,como no filme de Carla Camurati,Carlota Joaquina.
Mas o Brasil de D.João VI não se resume a graçolas.A fuga da família real para o Rio de janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil,de Portugal e do mundo.
O propósito deste livro,resultado de dez anos de investigação jornalística,é resgatar e contar de forma acessível a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.Como se verá,nos capítulos adiante,esses personagens podem ser sim,inacreditavelmente caricatos,mas isso é algo que se poderia dizer de todos os que se seguiram,inclusive alguns muito atuais.

*******

Estou adorando,mas qual livro não adoro?Raramente dou de cara com algum livro do qual não se aproveita nada...trago a leitura entranhada em mim,desde pequena,preciso de livros como preciso do ar que respiro e das fatias de torta que como...rsss...viciada em livros e viciada em doces...rica e doida mistura...

Nenhum comentário: